Este artigo tem a finalidade de auxiliar a verificar motivo pelo qual um título não aparece na tela de programação de pagamento escritural.
Pré-requisito
Usuário deve ter autorização para consultar o título no financeiro. O usuário deve conseguir visualizar o título em Contas a pagar / Títulos.
Passo a passo
Abaixo seguem algumas verificações a serem realizadas para identificar motivo pelo qual a parcela a pagar não aparece na programação de pagamento:
- Verificar se a parcela já está autorizada para o pagamento, a verificação pode ocorrer em Financeiro / Contas a Pagar / Títulos, consultando o título desejado, acessar a aba de Parcelas e verificar no campo autorizado, deve estar "SIM":
- Verificar se o título possui apropriação por departamento:
- Acessar Financeiro / Contas a Pagar / Títulos, abrir o registro do título desejado e acessar a aba "Aprop. Depto":
- Caso possua departamento apropriado, usuário deve ter acesso a Função 05 - Acesso aos dados do departamento no Pagamento Escritural, em Segurança / Autorizações / Usuários / Departamentos. Caso não possua, consultar o usuário desejado e autorizar.
- Título não pode já estar programado em outro lote de pagamento escritural. Para conferir, acessar Financeiro / Contas a Pagar / Consultas / Títulos, consultar o título, abrir o registro, e descer até o item "parcelas" e verificar o ícone do cifrão ($). Caso esteja na cor verde, indica que parcela está programada em outro lote.
- Neste caso, caso esteja em outro lote, significa que a parcela não irá aparecer mesmo em uma nova programação. Visto que não poderá estar em dois lotes ao mesmo tempo.
- Caso mesmo assim precise inserir esta parcela em um novo lote, deverá primeiro retirá-la do lote antigo em Pagamento escritural / Cancelamentos de lote (passo a passo aqui).
- Conferir o tipo de Documento utilizado no título:
- Não poderá ser documento de previsão. Ex: PRV, PPC, PCT. Para conferir se o documento informado no título é de previsão, acessar: Apoio / Documentos, consultar o documento desejado e verificar a flag de "Documento de previsão" caso marcada, o documento é de previsão.
Nota! Documentos de previsão não podem receber baixa, então não poderão entrar em lote de pagamento escritural. - Apoio / Documentos, consultar o documento desejado e verificar a flag de "Permitir pagamento". A flag deverá estar marcada para que o título apareça na tela de programação de pagamento.
- Não poderá ser documento de previsão. Ex: PRV, PPC, PCT. Para conferir se o documento informado no título é de previsão, acessar: Apoio / Documentos, consultar o documento desejado e verificar a flag de "Documento de previsão" caso marcada, o documento é de previsão.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!