Os procedimentos de backup realizados pela gestão da infraestrutura CloudSienge são executados de forma automatizada e abrangem o seguinte conteúdo:
- Banco de dados (relacional);
- Banco de dados ou sistema de arquivos(anexos);
- Parâmetros de configuração.
O backup dos artefatos acima garante a possibilidade de retornar por completo a instância do SIENGE.
Os dados objeto de backup são armazenados, ao final do processo, em área dedicada a este propósito, com configurações avançadas de segurança e acesso restrito aos operadores de backup e restore.
Os procedimentos de backup são realizados diariamente, em uma janela que compreende o período entre as 22h do dia atual e as 6h do dia posterior. No último dia do mês, a rotina gera o backup mensal, em vez do backup diário.
Todos os backups gerados são do tipo completo. O RPO está relacionado ao momento no tempo (dia e hora) em que o backup foi realizado dentro desta janela. A tabela a seguir apresenta os períodos de retenção para os artefatos de backup:
O RTO objetivado é de 8 horas(máximo período). Este tempo está diretamente relacionado ao volume de dados da instância a ser recuperada.
Conceitos e Definições:
Backup: cópia de segurança de dados (e informações) de um dispositivo de armazenamento (computadores, servidores) e sistemas (aplicativos, softwares) para outro ambiente, para que estes dados possam ser restaurados em caso de perda ou corrupção dos dados originais.
Restore (restauração): ato de recuperar os dados de um backup previamente armazenado para o dispositivo em questão, seja um computador, servidor, etc.
Backup diário: trata-se da abordagem padrão, utilizada nas rotinas diárias de backup.
Backup mensal tipo “archive”: trata-se da abordagem adotada nas rotinas mensais de backup. Este backup possui retenção maior.
Backup completo (full): a cada execução da rotina de backup, são transmitidos todos os arquivos existentes naquele momento. Ou seja, não são transmitidos somente os arquivos modificados desde a última execução.
RPO (Recovery Point Objective): O tempo máximo de perda de dados, relacionado ao momento em que o backup foi realizado e as informações foram retidas.
RTO (Recovery Time Objective): O tempo estimado para restaurar os dados ou para tornar os sistemas operacionais novamente.
Banco de dados (relacional): Coleção dos dados utilizados pelo sistema Sienge. Os dados são organizados em um modelo relacional, com um conjunto de tabelas com colunas e linhas. As tabelas retêm informações sobre os objetivos a serem representados no banco de dados.
Banco de dados ou sistema de arquivos (anexos): Coleção dos arquivos anexados pelos usuários no sistema Sienge.
Parâmetros de Configuração: Conjunto de arquivos de parametrização que definem os diferentes comportamentos/configurações que o sistema pode adotar.