A entrega de chaves é realizada quando a unidade será entregue ao cliente. A inclusão de entrega de chaves permite alterar o indexador utilizado para cobrança das parcelas e sua data base.
Pré-requisito
O parâmetro 206 define o modo da entrega de chaves, informe "1" para modo "Simples", ou seja, reparcelamento das parcelas com um novo indexador, ou informe "2" para "Avançado", ou seja, para que sejam feitos os recálculos das parcelas com juros Price.
Para verificar, acesse o menu Segurança / Administração / Parâmetros e consulte o código 206.
Passo a passo
Para realizar a entrega de chaves, acesse a rotina Financeiro / Contas a Receber / Outras Funções / Entrega de Chaves / Inclusão.
Informe os parâmetros da consulta, da unidade desejada, e clique no botão consultar.
Assim, o sistema apresentará as opções, poderá selecionar várias unidades do centro de custo, ou apenas uma se desejar, assim como escolher os tipos de condição que serão alterados, sendo que se nenhuma condição estiver selecionada, irá alterar em todas.
Observar a flag 'Alterar parcelas em atraso com data de vencimento anterior a data de entrega de chaves', que permite alterar também as parcelas já vencidas anteriores a entrega.
Logo abaixo virá a parte para preenchimento das informações para entrega de chaves.
Seguem orientações referente as marcações:
1) A primeira opção é alterar informações do indexador, assim pode ser selecionado o novo indexador para a correção das parcelas em aberto nos títulos selecionados e nova data base para correção das parcelas.
2) Além disso, é possível selecionar a flag para "Alterar indexador de pró-rata em títulos com acréscimo de mora do tipo mensal".
3) Pode optar por também alterar informações de juros contratuais, onde pode preencher os juros a serem cobrados, o percentual, carência e data base da cobrança.
Atenção! Para alterar a data base do indexador, o campo precisa estar disponível de acordo com a configuração do parâmetro 23 do sistema em Segurança > Administração > Parâmetros.
Nota! Caso o título pesquisado não apareça na entrega de chaves, os motivos podem ser:
Não ter parcelas em aberto, após a data de entrega de chaves, ou ter apenas parcelas com baixas parciais.
Ter uma data de entrega de chaves cadastrada no contrato/unidade inferior à informada na tela de Entrega de Chaves.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!