É possível que haja necessidade de inicializar um saldo de adiantamento simples para um credor, para posteriormente realizar o abatimento de adiantamento no módulo financeiro, ou ainda, devolver este adiantamento em Caixa e Bancos. Por vezes, é necessário também zerar um saldo de adiantamento de um credor sem utilizar em alguma nota.
Para todas essas situações, a solução é inicializar o saldo manualmente, e esse artigo irá ensinar como realizar esta operação.
Passo a passo
- Acessar a tela Financeiro / Apoio / Adiantamentos / Inicialização de Saldos de Credores;
- Nessa tela, você deverá informar empresa e credor, clicar em Novo. Caso já existam inicializações, conseguirá consultar no botão Consultar. Porém, para criar uma Nova inicialização, deve ser clicado em NOVO;
- Nessa tela, deverá informar a data e o valor a ser inicializado o saldo do credor, então clicar em Salvar.
Dica! Para zerar o saldo de adiantamento do credor com esta operação indicada acima, inserir a data desejada e inserir o valor 0,00 no campo "Saldo inicial".
Dica! O saldo criado poderá ser consultado gerando relatório de saldo de adiantamentos em: Financeiro / Contas a Pagar / Relatórios / Adiantamentos / Saldo de Adiantamentos.
Atenção! Ao realizar uma inicialização e saldos e não realizar um abatimento desse saldo, e posteriormente realizar outra baixa por adiantamento simples, o saldo gerado pela baixa irá ser somado já inicializado:
Porém, caso exista saldo inicializado ou saldo de baixa de adiantamento, ao criar uma inicialização posterior a esses lançamentos, o sistema irá realizar um estorno do saldo para poder zerar e somente constará como saldo, o valor que foi informado na tela de inicialização de saldo de adiantamento de credores.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!