Qual a finalidade do estorno de baixa no contas a pagar e como realizar?

Esta opção permite que baixas de Pagamento ou de Adiantamento sejam estornadas. 

O estorno de baixa, geralmente, é utilizado quando um pagamento é recusado pelo banco e o banco estorna o valor em conta ao invés de excluir o pagamento.


Pré-requisito 


Possuir um título que possua uma parcela com baixa por pagamento ou adiantamento(não vinculado), e teve seu valor estornado em conta, por parte do banco


Passo a passo 


  1. Acessar Financeiro / Contas a Pagar / Baixas / Estorno / Inclusão;
  2. Nesta tela, deverá inserir o número do título desejado, ou realizar uma consulta através dos filtros;
  3. Após realizar a consulta e identificar o título o qual deseja estornar a baixa, informar a data em que o estorno ocorreu, selecionar e salvar; 
  4. Após realizar o estorno, a parcela do título voltará a ficar em aberto, voltando a ficar com a situação pendente para pagamento. Ou seja, situação NP (não paga);

    Como a parcela ficará Não paga, ela permite novamente uma baixa. Podendo ser inserida em um lote de pagamento escritural, ou receber qualquer tipo de baixa que for conveniente (pagamento, cancelamento, substituição, adiantamento, etc.).


  • Para verificar o histórico de baixas, poderá realizar a seguinte ação:
    1. Acessar: Financeiro / Contas a Pagar / Consultas / Títulos;
    2. Informar o número do título ou buscar pelos filtros e consultar;
    3. Abrir o registro e ir na tela guia "Baixas";
      Nessa tela é possível identificar o histórico de baixas e estornos realizados na parcela/título.


  • Para excluir o estorno, caso necessário, acessar: Financeiro / Contas a Pagar / Baixas / Estorno / Exclusão, selecionar o estorno a ser excluído e excluir.


Dica! O estorno só poderá ser realizado com o valor integral da parcela, não é permitido estorno do valor parcial. Porém, é permitido o estorno total de uma baixa parcial.

Dica! Se a baixa estornada está em um lote de pagamento escritural, o estorno da mesma não retirará do lote. É necessário retirar manualmente no menu Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento Escritural /


Atenção! Quando a baixa estornada possuir cheque associado, o sistema levará em consideração o parâmetro 803.

- Se no parâmetro estiver definido "Não", será gerada a baixa de estorno (movimento de saída com valor negativo) na conta corrente para anular o valor da baixa.

- Se o parâmetro estiver definido como "Sim", será gerada a baixa de estorno (movimento de saída com valor negativo) na conta corrente para anular o valor da baixa e o sistema criará automaticamente um movimento de cheque avulso com saída na conta corrente do cheque e entrada na conta CAIXA da empresa associada à conta corrente do cheque. Ambos os movimentos terão o mesmo valor da baixa estornada.


Nota! Para configurar o parâmetro 803 acessar:  Segurança / Administração / Parâmetros.

Ao realizar o estorno de baixa com cheque, independente da quantidade de baixas que estejam associadas, o cheque continuará com a situação "Emitido" e nenhuma operação poderá ser realizada com o cheque. Ao utilizar esta funcionalidade, o extrato da conta corrente será apresentado com dados semelhantes às informações a serem conciliadas.


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.