O histórico no lançamento é a descrição do fato contábil, com finalidade de descrever sua essência. Pode ser utilizado abreviações e expressões, tendo em vista facilitar a interpretação do lançamento em questão.
Pré-requisito
Ter permissão de usuário para incluir histórico padrão, para isto verifique em Segurança > autorizações > Usuários > Ações do Usuário > Filtrar usuário e ação desejada > Consultar > Atribuir, no mínimo, autorização para inclusão do histórico padrão > Salvar.
A ações são:
207 - CTB-CTB - Apoio - Histórico Padrão - Consultar
208 - CTB-CTB - Apoio - Histórico Padrão - Incluir
209 - CTB-CTB - Apoio - Histórico Padrão - Editar
210 - CTB-CTB - Apoio - Histórico Padrão - Excluir
Passo a passo
Para cadastrar um novo Histórico Padrão no módulo contabilidade, é necessário acessar a tela em Contabilidade/Fiscal > Apoio > Contabilidade > Históricos Padrões.
Na tela Históricos Padrões, consulte e selecione a empresa desejada. Posteriormente, para incluir novo histórico clique no botão Adicionar.
Nota! Por padrão, o sistema trará as 20 (vinte) primeiras empresas cadastradas no Sienge, sendo necessário digitar no campo empresa o código ou nome da empresa desejada.
Será apresentado a tela de cadastro do histórico padrão, onde deve ser informado o código e a descrição desejada, para finalizar clique no botão Salvar.
Ao concluir, será apresentado retorno de que o histórico padrão foi salvo com sucesso.
Atenção! Quando empresa pertencer a um grupo de empresas contábeis, o Histórico Padrão da empresa principal é duplicado para demais empresas do grupo.
Dica! Caso queira consultar todos os históricos padrões para determinada empresa, temos o relatório em Contabilidade/Fiscal > Contabilidade > Relatórios > Outros > Histórico Padrão > Informar a empresa > Visualizar
Esperamos que este artigo tenha ajudado!