O que fazer quando o banco envia um arquivo de retorno com código BD?

Financeiro>Contas a Pagar>Pagamento Escritural>Programação de Pagamento

 

Quando utilizamos a tela de Programação de Pagamento para envio de remessa ao banco, temos uma área no sistema chamada Informações para a Baixa, onde você informa a Data da Baixa, conforme imagem abaixo:


Esse campo é o responsável pela informação que você enviará ao banco de quando deseja realizar o pagamento dos títulos inclusos dentro do lote da Programação de Pagamento.


Quando preenchemos uma data futura neste campo, estamos informando para o banco que este pagamento está agendado para acontecer, a ser debitado da conta, neste dia preenchido no campo "Data da Baixa".


Após programar o lote, gerar o arquivo e enviar para o banco, geralmente os bancos disponibilizam um arquivo de retorno com o código BD.


Este código, justamente, serve para informar o cliente de que os pagamentos programados em uma data futura, foram agendados com sucesso e no dia planejado será debitado da conta corrente para pagamento de fornecedores.


Segue exemplo de como o Sienge lê arquivos com código de ocorrência BD:


Financeiro>Contas a Pagar>Pagamento Escritural>Leitura de Arquivo Retorno



Atenção! Existem alguns bancos que disponibilizam arquivos com ocorrência BD no mesmo dia de envio para pagamento, como uma espécie de confirmação de recebimento de dados. Fique atento para validar se seus títulos foram baixados na leitura desse tipo de arquivo.


Parâmetro 309:


Segurança>Administração>Parâmetros


Em reflexo a esta informação dos bancos, temos o parâmetro 309 dentro do sistema que define se o Sienge deve ou não realizar a baixa de títulos enviados via remessa para o banco que retornaram com a ocorrência BD.


Se configurado para Sim, na hora que realizar a leitura do arquivo retorno dentro do Sistema — seja pela tela de leitura de arquivo retorno ou pela funcionalidade Integração Bancária —, os títulos inclusos dentro do lote serão baixados na data do agendamento.


Se configurado para Não, o sistema não fará nada além de informar que os títulos estão apenas agendados.



Atenção! Com o parâmetro ativo, caso seu pagamento seja agendado com sucesso para um dia futuro e, por acaso, naquele dia não existir saldo suficiente na conta corrente e seus pagamentos não ocorrerem no banco, o Sienge ainda fará a baixa dos títulos normalmente, como se as baixas de fato tivessem ocorrido.


Dica! Caso você tenha recebido um arquivo de agendamento mesmo tendo enviado pagamentos para serem realizados no dia, se o parâmetro 309 não estiver ativo, o sistema não irá realizar a baixa dos títulos e será necessário buscar um novo arquivo de retorno dentro do banco com a confirmação de que os pagamentos agendados foram pagos, efetivamente, na conta. Fique atento às suas movimentações do dia!



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.