Por vezes, pode ocorrer de apenas parte do valor de uma parcela ter sido paga ao fornecedor em determinada data, por isso, é possível realizar baixas de forma parcial no sistema. Assim este artigo tem por objetivo orientar os processos necessários para efetuar uma baixa de parcela de forma parcial (apenas parte do valor total da parcela).
Pré-requisito
Para realizar a baixa parcial, é necessário que o usuário que for efetuar o processo tenha acesso à tela de baixa, nas seguintes ações: FIN-CPG 1256, 1316, 1315, 1375 (Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário).
Atenção! Caso o seu sistema esteja configurado para apenas "perfil" ou "perfil + usuário" é necessário verificar as ações do perfil também, em Segurança / Autorizações / Perfis / Ações do Perfil (1256, 1316, 1315, 1375).
Passo a passo
Para realizar a baixa parcial realize os passos abaixo:
1. Acesse Módulo Financeiro / Contas a Pagar / Baixas / Inclusão;
2. Preencha os filtros necessários para localizar a parcela do título a ser baixado (como, por exemplo, credor e vencimento);
3. Verifique se a coluna Situação da Parcela está com o ícone "verde", indicando que a parcela está pronta para baixa;
4. Abra a edição do registro da parcela no "lápis" e nas INFORMAÇÕES DA BAIXA, no campo a baixo de “Tipo de Baixa” selecione o tipo de baixa como “Parcial”;
5. Informe o valor a ser pago no campo “Valor bruto”, considerando os valores de acréscimos, impostos ou descontos se houver.
6. Salve as informações da tela no botão;
7. Retorne para tela de Seleção de Parcelas;
8. Selecione a parcela a ser baixada parcialmente, verifique o valor informado e confirme a operação da baixa em “Efetuar Baixa”;
Nota! Por padrão o sistema sempre deduz o valor dos impostos e descontos na primeira baixa do título, caso esteja realizando a primeira baixa sendo parcial, será necessário agregar no valor parcial a dedução de impostos e descontos, para que o líquido fique com o valor desejado.
Vejamos um exemplo:
Digamos que você possui uma nota fiscal no qual o título possui o valor total bruto de R$1.000,00, e o valor da retenção é de R$90,00 e seja necessário efetuar a primeira baixa no valor parcial 500,00, conforme acordo com o fornecedor.
Logo teremos o seguinte cenário:
Valor total bruto: 1000,00
Valor da Retenção: 90,00
Valor para 1ª baixa parcial: 500,00
Para que a baixa fique no valor desejado de R$500,00, conforme passo a passo anterior, você selecionará o botão parcial e no campo de valor bruto informará o valor de R$590,00 assim o sistema deduzirá o valor do imposto de R$90,00 e seguirá com o valor 500,00 para pagamento.
Atenção! O mesmo processo pode ser considerado nos casos de descontos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!