Como baixar uma parcela diminuindo ou zerando a correção monetária?

Ao realizar uma baixa de parcela a receber, a parcela pode ter acréscimo de mora, desconto, seguro, tarifa bancária, taxa administrativa, juros contratuais e correção monetária. É possível, se necessário, diminuir ou até mesmo zerar na baixa a correção monetária pelo indexador. Veja como!


Pré-requisito

É necessário ter liberado o parâmetro 23 (Segurança / Administração / Parâmetros), que permite a alteração manual tanto da data base das parcelas, quanto da data cálculo no momento das baixas.




Passo a passo 


1. Acesse Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Inclusão.


2. Consulte os filtros da parcela a ser baixada, adicionando a data da baixa, o tipo de baixa, a empresa da conta, a conta corrente e as informações do título e parcela, após todos os preenchimentos, basta clicar em Consultar.


3. Abra a edição da baixa da parcela desejada sobre o lápis  ().


4. No campo 'Data de cálculo' é onde será realizada a alteração', neste exemplo temos como Data base 01/01/2021 e como Data cálculo 01/03/2021, se quisermos diminuir o valor da correção em um mês, alteramos manualmente a data cálculo para 01/02/2021.





5. Se deseja zerar a correção monetária, é necessário alterar manualmente a Data de cálculo para a mesma data da Data base, para que não tenha nenhuma correção, isso ocorre pois a Data base e Data de cálculo precisam ter ao menos um mês de diferença entre sim, sendo sempre a Data de cálculo maior, para então trazer um valor de correção.


 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.