É comum que o emitente de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) tenha que emitir uma nota igual ou parecida com outra já emitida anteriormente no sistema.
Para facilitar o trabalho destes profissionais e evitar o preenchimento de todos os dados novamente, o Sienge possibilita que as informações de uma NF-e já cadastrada no sistema sejam copiadas em outra NF-e.
A possibilidade de reaproveitar informações de uma NF-e para outra traz alguns importantes benefícios para o usuário:
- Emissão de NF-e idênticas a outras já emitidas;
- Diminuição do tempo de emissão de NF-e;
- Agilidade no preenchimento de NF-e;
- Redução e eliminação de erros na digitação;
- Automatização do preenchimento de NF-e.
Passo a passo
Acesse Nota Fiscal Eletrônica > Emissão de Nota Fiscal > Emissão de Nota Fiscal e consulte as NF-e cadastradas através do botão Consultar.
Em RESULTADOS DA CONSULTA localize a NFe a ser copiada.
Clique no botão “Copiar Nota Fiscal Eletrônica” () para que o sistema crie uma nova NF-e com as mesmas informações da NF-e de origem.
A nova NF-e copiada ficará com o status Em digitação, assim como qualquer nova nota cadastrada no sistema, até que seja validada ou rejeitada.
Para editar as informações na nova NF-e abra a edição de registro (). As informações referentes ao tipo de operação, finalidade e documento não podem ser modificadas.
Observe que no cadastro da nota foram copiadas da NF-e de origem as informações destacadas em laranja na imagem abaixo.
A data e hora da emissão e saída, bem como a data de prestação do serviço, serão preenchidas automaticamente pelo sistema a partir da data de operação (data em que a NF-e foi “copiada”).
Esperamos que este artigo tenha ajudado!