O Plano de Contas é um agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas pela contabilidade da empresa e por isso serve de parâmetro para a elaboração das demonstrações e integrações contábeis.
Trata-se de uma estrutura responsável por registrar os ativos, passivos, patrimônio líquido, contas de resultado e outros itens contábeis por meio de códigos específicos.
Sua apresentação em formato de lista facilita e otimiza a visualização das informações.
Pré-requisitos
- Ter autorizações de usuários por empresa (Segurança> Autorizações> Usuários> Empresas): Para cada empresa cadastrada é necessário que sejam concedidas autorizações específicas (limites de acesso) para os usuários que irão trabalhar com ela. O usuário autorizado só conseguirá visualizar e manipular dados (neste caso, realizar a geração de lançamentos contábeis) para a referida empresa a qual está vinculado.
Passo a passo
Na sequência apresentamos como cadastrar um plano de contas.
Acesse o módulo Contabilidade/Fiscal> Apoio> Plano de Contas.
Preencha a Empresa do plano de contas (campo obrigatório) e clique em Novo.
Nas informações cadastrais informe:
- Código reduzido: O código reduzido é um recurso do sistema para diferenciar a conta contábil com um código mais simples e de fácil identificação pelo contador.
- Código contábil: O código contábil define a estrutura da conta, seguindo o padrão definido pela máscara contábil que determina a quantidade máxima de níveis e também a quantidade de dígitos em cada nível.
- Nome: Nome da conta do plano contábil.
- Grupo de conta: Grupo contábil da conta (Ativo, Passivo, Receita, Despesa, Transitório)
- Tipo de conta:
- Analítica: é a conta que irá receber os lançamentos contábeis.
- Sintética: totaliza os valores dos movimentos das contas analíticas associadas a ela.
- Data de cadastramento: representa a data de inclusão da conta no plano de contas
- Código para exportação: código utilizado para exportar a conta contábil para outro software que não possua o mesmo código da conta utilizada no Sienge.
- Ativa: Desmarque esta opção para realizar o bloqueio do uso da conta que já não interessa mais para a empresa em novos registros. Contas Inativas continuam sendo listadas em consultas e relatórios de registros já cadastrados.
- Usar no balanço patrimonial: Marque esta opção para que a conta seja utilizada no balanço patrimonial (opção não disponível caso tenha sido selecionada o grupo de conta Receita e Despesa).
- Permitir rateio para esta conta: Marque esta opção para permitir que o valor do lançamento associado a conta possa ser associado a um ou mais centros de custo (opção disponível caso tenha sido selecionada o grupo de conta Receita e Despesa).
- Redutora: Contas redutoras são utilizadas para redução de despesas e receitas como, por exemplo: retenção de impostos, descontos, acréscimos, etc.
- Conta do patrimônio líquido: marque esta opção para configurar as contas de patrimônio líquido. Somente contas configuradas com esta opção podem ser utilizadas no zeramento das contas de resultado como contas de lucro/prejuízo.
- Livro caixa: Marque esta opção para emitir o relatório de livro caixa e para exportar a ECF onde a forma de escrituração é livro caixa.
- Conta referencial: Associe a conta do plano referencial para realizar o mapeamento do seu plano de contas com o plano da RFB. Esta informação é obrigatória para a emissão da ECF.
Clique no botão Salvar para confirmar o cadastro da conta contábil.
Nota! Para copiar esta conta para outras empresas utilize a funcionalidade REPLICAR CONTA CONTÁBIL PARA OUTRAS EMPRESAS.
Para excluir a conta contábil clique no botão Excluir.
Dica! Na tela de RESULTADO DA CONSULTA você poderá visualizar o plano exportando as informações em formato pdf. ou xls. É possível também importar um plano no formato xls, nos casos em que a empresa não possuir um plano de contas cadastrado no sistema.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!