Como considerar as retenções sofridas na apuração do PIS/COFINS?

Para que as retenções sofridas pela empresa sejam consideradas na apuração do PIS/COFINS é necessário informá-las nos títulos a receber ou na própria apuração. 


Se as retenções estiverem informadas corretamente nos títulos a receber, o sistema irá considerá-las automaticamente na apuração, evitando inconsistências nas informações apuradas, pagamento de impostos indevidos e entrega de declarações incorretas para a Receita Federal. 


Pré-requisito  


Para informar a retenção de PIS/COFINS nos títulos, a configuração “Documento fiscal” e/ou “Incidir impostos (PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, RET)” deve estar assinalada no cadastro de documento em Apoio> Documentos. Os documentos que tiverem estes campos assinalados, serão considerados automaticamente na apuração de PIS/COFINS, pelo Sienge. 

 

 

Passo a passo 

 

As retenções sofridas pela empresa podem ser informadas automaticamente ou manualmente, conforme demonstrado a seguir. 

Atenção! A retenção dos tributos PIS/COFINS se dará de acordo com o regime de caixa ou competência definido na parametrização anual fiscal da empresa em Apoio> FiscalParametrização Anual Fiscal. 

 

Automaticamente


O sistema gera retenções automaticamente na apuração de PIS/COFINS para todos os títulos do sistema de Contas a Receber que apontarem a retenção de PIS/COFINS.  

Quando estiver assinalado somente o campo “Incidir impostos (PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, RET)” no documento do título é preciso informar os impostos retidos pela empresa, conforme indicado abaixo. 

  1. Acesse FinanceiroContas a ReceberTítulosCadastro> aba “Informações fiscais” > Seção “Impostos retidos” e informe os impostos retidos. 

     
  2. Clique em Salvar 

    Quando estiver assinalado os campos “Documento fiscal” e “Incidir impostos (PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, RET)” no documento do título é preciso seguir a orientação abaixo para informar os valores retidos.  
  3. Acesse Financeiro> Contas a Receber> Títulos> Cadastro> aba “Informações fiscais” > aba “Itens da NF” e informe os valores retidos dentro da edição do item (lápis). Desta forma, ao realizar a apuração de PIS/COFINS a retenção irá ser considerada automaticamente em Contabilidade/FiscalObrigações FiscaisApuração de ImpostosPIS/COFINS> aba “Retenções”. 

     
    Atenção! Se for informado o imposto retido em Financeiro> Contas a Receber> Títulos> Cadastro> aba “impostos” o sistema irá preencher automaticamente os impostos retidos em Financeiro> Contas a Receber> Títulos> Cadastro> aba “Informações fiscais” > aba “itens da NF”.

 

Manualmente

Para incluir manualmente as retenções na apuração de PIS/COFINS siga as instruções abaixo: 

  1. Acesse Contabilidade/Fiscal> Obrigações FiscaisApuração de ImpostosPIS/COFINS> 

  2. Na aba “Retenções” acesse a seção DETALHAMENTO DA RETENÇÃO e clique em Adicionar para cadastrar as retenções a serem consideradas na apuração. 

     

  3. Preencha os dados da retenção de impostos e clique em Salvar.  

     

    Desta forma, a retenção irá aparecer na apuração de PIS/COFINS deduzindo o valor a pagar. 


     

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 



Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.