Ao realizar a apuração de PIS/COFINS é possível gerar um título direto da apuração para efetuar o pagamento do imposto de maneira mais ágil. Veja como!
Pré-requisito
Cadastrar o tipo de Documento e do Imposto previamente no sistema.
- Para que apareça opções no campo “Documento” é preciso que dentro do cadastro de documentos em Apoio > Documentos tenha um documento com a opção “Documento é guia de imposto calculada manualmente” habilitada.
- Para aparecer opções no campo “Imposto” é preciso informar o “tipo” do imposto em “Apoio > Imposto > Cadastros” conforme os dados do imposto que está sendo feita a guia.
Passo a passo
- Acesse Contabilidade/Fiscal > Obrigações Fiscais > Apuração de Impostos > PIS/COFINS.
- Indique o período da apuração desejada e clique em Consultar.
- Abra a edição de registro clicando sobre o lápis ().
- Clique no ícone ao final da linha do RESULTADO DA APURAÇÃO para informar o detalhamento por código da receita e adicionar o rateio por código da receita.
Podem existir registros na seção Resultado da Apuração que estão cadastrados sem o devido detalhamento por código da receita ou o somatório dos detalhamentos para o registro é diferente do valor do imposto. Neste caso é preciso informar ou corrigir as informações do cadastro do registro sinalizado com a cor amarela acessando o ícone ().
- Na aba Detalhamento por código da receita clique em Adicionar para ser redirecionado para a tela de Apropriação do imposto, onde será preciso preencher as Informações da Guia e a Apropriação por Centro de Custo para gerar o título da guia.
Para o preenchimento das informações da guia é preciso que o cadastro do tipo de Documento e do Imposto tenha sido informado previamente no sistema, conforme descrito acima no tópico Pré-requisitos.
Ao finalizar o preenchimento das informações na tela de Apropriação do Imposto clique em Salvar.
Clique em Gerar título da guia para finalizar o processo. Ao efetuar este procedimento o código do título criado irá aparecer em “Título da Guia” e poderá ser consultado no módulo Financeiro> Contas a Pagar> Títulos.
A apuração do imposto não é contabilizada automaticamente no Sienge. Para contabilizar os valores da apuração é preciso realizar a integração dos títulos do financeiro para contabilidade em “Integração Contábil > Geração de Lançamentos”.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!
ARTIGOS RELACIONADOS: