Para identificar os valores específicos da base de cálculo de cada título que está indo para a apuração de PIS/COFINS ou de IRPJ/CSLL, ou conferir algum valor na apuração dos valores, consulte o relatório de Memória de Cálculo de Impostos. Este documento ajuda a visualizar a qualquer momento os títulos que estão ou serão considerados tanto na apuração já realizada, quanto nas que estiverem por fazer no sistema.
Pré-requisito
Para o título aparecer, tanto na apuração quanto no relatório de Memória de Cálculo de Impostos, é preciso que:
- As informações fiscais desses títulos estejam preenchidas corretamente e salvas no sistema. (Financeiro> Contas a Pagar ou Contas a Receber> Títulos> Informações Fiscais).
- Os documentos associados a estes títulos precisam estar marcados como Incidir impostos ou Documento fiscal em Apoio> Documentos no campo fiscal do cadastro.
Passo a passo
- Acesse Contabilidade/Fiscal> Obrigações Fiscais> Relatórios> Memória de Cálculo de Impostos.
- Na opção Tipo de relatório marque a opção Analítico para visualizar os títulos a receber e a pagar que compõem a apuração.
Nota! O relatório de memória de cálculo sintético traz um resumo da apuração, demonstrando base de cálculo, deduções, retenções, entre outras informações de maneira totalizadora.
- Clique em Visualizar para baixar o documento.
Atenção! Se a apuração de IRPJ/CSLL tiver sido realizada de forma manual, não será possível gerar o relatório de memória de cálculo de imposto e o sistema irá informar a seguinte mensagem: "Não foi possível gerar o relatório analítico pois já existe uma apuração neste período com a composição da base de cálculo informada manualmente."
Esperamos que este artigo tenha ajudado!