Quando o fornecedor emite uma nota fiscal com mais de um serviço é possível enviar ao fisco o evento R-2010 e o tipo de serviço tomado, considerando cada um dos serviços prestados informados na NFS.
Isso é feito configurando-se o “Tipo de serviço (EFD-Reinf)” no cadastro dos serviços fiscais para que ele seja vinculado automaticamente ao “Item da NF” preenchido nas informações fiscais dos títulos do Contas a Pagar, ou preenchendo manualmente no “item da NF” ao cadastrar os itens da NF.
Veja como é feita esta configuração no Sienge!
Pré-requisito
- Ser nota fiscal de serviço tomado.
- O credor ser pessoa jurídica
- Ter retenção de INSS na nota fiscal.
Passo a Passo
- Configure o tipo do serviço fiscal em Apoio> Fiscal> Produtos/Serviços Fiscais, selecionando o “Tipo de Serviço (EFD-Reinf)” para que o mesmo seja sugerido automaticamente ao preencher o Item da NF (nas informações fiscais) dos títulos a pagar.
- Preencha os itens da nota fiscal de serviços acessando Financeiro>Contas a pagar>Títulos> Informações Fiscais> Item da NF, seção ITENS DA NOTA FISCAL, aba Cadastro do Item. Ao selecionar o serviço será preenchido automaticamente o “Tipo de serviço (EFD-Reinf)”, conforme informação indicada no cadastro de serviço fiscal.
Na geração do EFD-Reinf em Contabilidade/Fiscal> Obrigações Fiscais> SPED> EFD-Reinf> Geração será informado o registro R-2010 com o valor de INSS retido e o tipo de serviço conforme o cadastrado nos “itens da NF”.
Atenção! Se o tipo de serviço no Item da NF não for cadastrado no título, o evento R-2010 irá ser gerado considerando o tipo de serviço informado na aba "Impostos” em Financeiro > Contas a pagar > Títulos > Cadastros > aba “impostos”. Se informado o tipo de serviço em pelo menos um item do título, deverá ser informado nos demais itens.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!