Quando a empresa é não contribuinte de ICMS e não necessita gerar os registros C195/C197 e D195/D197 é possível configurar o sistema para não contabilizar estes valores, evitando, assim, o retrabalhado de ter que excluir esses registros no validador da receita.
Veja na sequência como automatizar a geração dos registros do SPED ICMS/IPI, atendendo as especificidades de empresas não contribuintes de ICMS.
Passo a Passo
- Acesse Apoio > Empresas > Cadastro, informe os parâmetros de consulta e abra a edição de registro (ícone lápis) para configurar o cadastro da empresa desejada.
- No campo “Inscrição estadual” mantenha a opção “--Selecione--” (não configurada) ou selecione a opção "Não contribuinte".
Desta forma ao realizar o lançamento do título a pagar, a receber ou nota fiscal avulsa vinculada a esta empresa, o sistema não irá gerar os ajustes SP90090104 e SP90090278 e consequentemente não irá gerar também as informações dos registros C195/C197 e D195/D197 dos arquivos do SPED ICMS/IPI nas informações fiscais.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!