A Escrituração Fiscal Digital (EFD) CONTRIBUIÇÕES é parte integrante do projeto SPED e busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e dos Órgãos de Controle.
A geração deste arquivo digital tem periodicidade mensal e é obrigatória, pois contém todas as informações fiscais referentes aos períodos de apuração do(s) imposto(s) (PIS E COFINS).
A omissão ou inexatidão de informações poderá acarretar penalidades e na obrigatoriedade de ajustar e reapresentar o arquivo atualizado, de acordo com as disposições previstas na legislação tributária.
Veja como gerar a Escrituração Fiscal Digital - EFD CONTRIBUIÇÕES!
Passo a passo
Acesse Contabilidade/Fiscal> Obrigações Fiscais> SPED> EFD CONTRIBUIÇÕES.
Informe os parâmetros de geração obrigatórios (campos em destaque) e clique em Gerar.
Baixe o arquivo gerado e importe as informações, via internet, para o programa validador fornecido pelo SPED, o qual fará a verificação da consistência das informações prestadas no arquivo.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.
Nota! O arquivo gerado obedece ao leiaute do validador da EFD CONTRIBUIÇÕES. O arquivo digital validado pelo programa do SPED receberá uma certificação digital do tipo A1 ou A3, a qual é emitida por autoridade certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e transmitido.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!