Após você identificar as parcelas no Sienge e receber o arquivo retorno do Cielo, você poderá fazer a leitura desse arquivo. Isso quer dizer que você poderá, nesse momento, fazer a baixa automática dos títulos já identificados.
Pré-requisitos
Para utilizar a Leitura Cielo é necessária uma contratação prévia com a Cielo. Após a contratação, é necessário ter parcelas identificadas na Leitura Cielo.
Passo a passo
Para fazer a leitura do arquivo retorno, siga o passo a passo abaixo.
Em Financeiro > Contas a Receber > Baixas > Leitura CIELO, pode ser efetuada a leitura do arquivo retorno em formato CMP.
Atenção! O arquivo retorno deve ser solicitado a Cielo.
Juntamente com o arquivo, deverá ser informado o código da empresa e a conta para baixa.
Em seguida, o sistema realizará as seguintes validações:
o número de autorização do arquivo de pagamentos para cada um dos registros com o número de autorização informado no cadastro da parcela.
o número do código NSU.
o valor recebido com o valor da parcela do Sienge.
Se todas as três validações acima forem aprovadas, a parcela será automaticamente baixada no sistema.
Atenção! A leitura Cielo deve ser realizada na data do recebimento efetivo. Pois, caso você realizar a baixa posteriormente a data de pagamento das parcelas, utilizando a Leitura do CIELO, e a parcela no Sienge tenha acréscimo, o valor vai ser apresentado como "diferente do que foi enviado" pelo arquivo retorno da Cielo, e a baixa terá que ser realizada manualmente.
Vale lembrar que as baixas realizadas através do item serão realizadas por “Recebimento” e terão sua forma de recebimento registrada como “Cartão de crédito/débito”.
Ao terminar o processo, será apresentada uma mensagem de sucesso indicando quantas parcelas foram baixadas.
Atenção! Caso existam registros no arquivo de pagamento que não sejam associados a nenhuma parcela com as mesmas informações no Sienge, será apresentado ao final do processamento do arquivo, um relatório demonstrando as inconsistências encontradas.
As inconsistências podem ser:
Número de autorização não encontrado – Número 999999.
NSU não encontrado – NSU 999999.
Valor inconsistente – Título 9999/99 – Autorização 9999999 – NSU 999999 –Valor R$ 123.99.
Atenção! Os números apresentados para número de autorização e NSU serão aqueles informados no arquivo de retorno da Cielo. Já para valor inconsistente é apresentado o número do título/parcela, e seus respectivos códigos de autorização e NSU previamente cadastrados na parcela, bem como o valor apresentado pelo arquivo retorno da Cielo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!