A baixa é o momento em que se efetiva o recebimento proveniente de uma negociação, executamos essa ação para baixar compromissos financeiros de contas a receber.
Esta opção permite incluir o recebimento de parcelas para os clientes através da realização de baixas parciais ou totais, sendo que também é possível registrar cancelamentos de parcelas e outros recebimentos que não geram movimento financeiro como baixa por bens e promoção.
O sistema calcula a correção que a parcela sofreu da data-base até a data cálculo, apresenta o valor dos impostos a serem retidos (se o título possuir impostos), realiza a gerência de saldos (no caso de baixa parcial), gera movimentação para o sistema de Caixa e Bancos e permite destacar e calcular acréscimos e desconto.
Imagine se efetuamos alguma cobrança indevida de títulos a receber de clientes que já efetuaram o pagamento ou deixamos de relembrar aquele cliente esquecido que está inadimplente por causa que não efetuou o pagamento do título, isso pode prejudicar seu negócio, certo?
Dessa maneira, realizar a baixa é um processo muito importante para mantermos um fluxo de caixa consistente com o saldo de conta corrente quando o assunto é títulos a receber. Assim, o ato de baixar um título a receber não pode ser esquecido, pois seus efeitos colaterais são muito impactantes para o financeiro da empresa.
Fluxograma Macro da baixa de um título
Para realizamos a baixa no sistema, necessitamos seguir alguns passos. Abaixo apresentamos abaixo o Fluxo Macro da baixa com título e, posteriormente, explicamos seu passo a passo.
Incialmente, é necessário incluir um título com parcela.
Após é necessário, saber qual parcela será realiza a baixa.
A baixa pode ser realizada de duas maneiras: por cobrança escritural ou de maneira manual.
Atenção! A baixa manual pode ser realizada de três formas:
Baixa por recebimento. Para saber mais, acesse: Como eu baixo um título por recebimento?
Baixa por cheque. Para saber mais, acesse: Como eu baixo um título recebido com cheque?
Baixa por cartão de crédito/débito. Para saber mais, acesse: Como baixar um título pago com cartão de crédito/débito?
Depois de realizar a baixa, você deverá realizar a conciliação bancária.
Por fim, é necessário gerar a contabilização.
Assim, você terá realizado todo o Fluxo Macro da baixa de um título.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!