Caso ocorra alguma situação de baixa em valores do título a receber que não envolva movimentação financeira, ou seja, não houve uma movimentação a crédito em conta corrente, ou em dinheiro através da conta física (no sistema denominada conta caixa), em geral, serão casos relacionados às baixas do tipo cancelamento, outros, bens, promoção e sorteio. Para saber mais sobre quando usar cada tipo de baixa, acesse: Preciso fazer uma baixa sem movimentação financeira, qual tipo de baixa devo usar?
Pré-requisitos
Para que o usuário consiga realizar estes tipos de baixas o mesmo precisa estar habilitado em termos de permissionamento, com a flag “Cadastrar baixas do contas a receber somente de recebimento” desmarcada. Isso é realizado nas autorizações de usuário por empresa, onde o administrador do sistema irá definir quais usuários terão autonomia para realizar este tipo de processo, uma vez que é um ponto sensível a segurança no processo financeiro.
Passo a passo
Acesse o módulo Financeiro > Contas a Receber > Baixa > Inclusão.
Escolha uma das opções de baixa: cancelamento, outros, bens, promoção e sorteio.
Preencha o período de vencimento e clique em “consultar”.
Selecione a parcela que deve ser baixada através da coluna “Sel.” e clique em “Efetuar Baixa” no canto inferior direito da tela.
- Caso queira editar a parcela antes de baixar, para adicionar uma observação a baixa, por exemplo, clique no “lápis” da respectiva parcela. Preencha com as informações que deseja acrescentar e clique em “Salvar”.
Atenção! Neste momento a baixa ainda não está realizada, somente a edição da mesma. Será necessário retornar a tela anterior (clicando em “seleção de parcela”) e realizar novamente o passo 4.
- Após ter salvado a edição da baixa e clicado em “Seleção de Parcela”, realizar novamente o passo 4.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!