Para realizar o abatimento financeiro no título a receber sem gerar movimentação financeira de caixas e bancos, mantendo o histórico e rastreio de recebimentos que não foram realizados em moeda corrente e atualizando o saldo devedor do cliente, é necessário realizar baixas do tipo cancelamento, outros, bens, promoção, sorteio ou substituição.
Atenção! Vale lembrar que estes valores não constarão nos movimentos de caixas e bancos e nos relatórios de suporte à decisão, contudo, poderão ser feitas consultas na baixa e nos relatórios específicos de contas a receber.
Quando utilizar cada uma destas opções:
Baixa por Cancelamento: aplicada para casos em que o valor deve ser anulado, ou seja, houve algum erro no processo e o valor não é mais devido pelo cliente, devendo ser cancelado como forma de ajuste. É uma opção que evita a necessidade de edição do título original e mantém a memória de rastreio, sendo possível cancelar uma parcela sem excluí-la do título, para manter o registro no sistema e permitir a visualização através de consultas e relatórios.
Atenção! A baixa por cancelamento não gera movimentação de caixa ou banco e a parcela deixa de constar como valor a receber.
Baixa por Bens: situação em que o cliente abate parte da sua dívida oferecendo algum bem como parte do pagamento. Exemplo: carros, casas, terrenos etc. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Baixa por Promoção e Baixa por Sorteio: As baixas por promoção e sorteio deverão ser utilizadas para informar pagamentos que os clientes não necessitarão realizar, em virtude de alguma promoção, ou sorteio realizados. Estes dois tipos de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Baixa por Outros: a baixa por outros deve ser utilizada para informar pagamentos que os clientes não necessitarão realizar por algum motivo não relacionado às opções anteriores. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Baixa por substituição: baixa por substituição deve ser utilizada quando o recebimento é realizado por outro título. Para saber mais, acesse: Como realizar uma baixa por tipo Substituição?
Atenção! A baixa por substituição funciona da mesma forma que a por cancelamento, não gera movimentação de caixa ou banco e a parcela deixa de constar como valor a receber. Neste momento, passa a existir um vínculo entre os dois títulos sendo que um deverá ter sido baixado por substituição ao outro e este deverá ser baixado por recebimento.
Dica! Para todas estas opções existe a possibilidade de inclusão de comentário (no campo “observação” na edição da baixa) para justificar o motivo deste tipo de escolha. Já que é muito comum a necessidade de justificar posteriormente estes lançamentos por troca de funcionários, ou solicitação das camadas gerenciais.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!