Preciso realizar uma baixa onde quero abater o saldo de determinada parcela indicando um outro título que irá substituir o saldo.
Pré-requisito
Para poder realizar a baixa de substituição o usuário precisa ter uma permissão para poder utilizar todos tipos de baixas disponíveis para determinada Empresa.
Para conceder a permissão vá no caminho Segurança > Autorizações > Usuários > Empresas. Preencha informações da Empresa, Usuário e a função 5 e deixe desmarcada a opção. Conforme exemplo abaixo:
Depois, clique em Salvar para conceder autorização para o usuário cadastrar baixas de todos os tipos (substituição, bens, outros etc).
Passo a passo
Para realizar uma baixa acesse o caminho Contas a Receber > Baixas > Inclusão.
Preencha a data da baixa e o tipo da baixa selecionando o tipo “Substituição” e clique em Consultar na tela:
Ao consultar as informações das parcelas para a realização da baixa, podemos inserir o “Título substituto” que desejamos utilizar para abater o saldo das parcelas. Ao preencher o título nesta tela, todas as parcelas selecionadas serão baixadas com o mesmo título preenchido.
Dica! Existe uma outra forma de baixar individualmente a parcela com a baixa de “Substituição” editando as informações da baixa e preenchendo o “Título substituto” na baixa escolhida.
- Acesse a aba “Substituição” na edição da baixa.
- Depois preencha individualmente na parcela o “Título substituto”.
- Depois de preenchido o título, clique em Salvar.
- Ao selecionarmos as parcelas que serão baixadas podemos clicar no botão para “Efetuar baixa”.
- Ao salvar a baixa o sistema irá indicar que a baixa foi efetuada com sucesso:
- Ao gerar os relatórios do Contas a Receber na coluna do valor líquido recebido o sistema irá indicar que o abatimento foi feito por um título substituto, demonstrando que não houve “movimentação financeira” (sem lançamento líquido em conta corrente). Conforme exemplo do Extrato do Cliente I:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!