Para entender o valor utilizado na entrega das chaves para aplicação dos juros PRICE, siga as orientações abaixo:
Passo a passo
1. Gere o relatório Extrato PRICE/SAC, no caminho: Financeiro / Contas a Receber / Relatórios / Extratos / Tabela Price / SAC, com os seguintes filtros:
A data do campo Correção até corresponde a simulação do valor de correção calculado pela entrega de chaves na data que foi preenchida como “Data da entrega de chaves”.
2. Para visualizar a data da entrega de chaves gere, por exemplo, o Extrato do Cliente (modelo I):
Campo “Posição Em”: A data de posição em é a data em que foi feita também a Entrega de Chaves.
Se quiser saber qual era o valor das parcelas “antes da entrega de chaves” pode mudar a data de Posição em para um dia antes da entrega. Como a entrega foi feita no sistema no dia 28/12/2020, poderia preencher 27/12/2020 que iríamos visualizar os valores antes da entrega. Isso pode ser usado também para o relatório Extrato do cliente – Histórico.
Resultado do relatório de Extrato PRICE/SAC
Ao gerar o relatório de exemplo com os filtros de correção até e posição em, o sistema vai mostrar o valor base do total das condições que vai ser usado para o cálculo do PRICE.
No resultado do relatório, vai ter uma coluna “Amortização”, que é o valor das parcelas “sem juros”. O somatório do valor de “Amortização” de todas as parcelas é o valor base que foi aplicado os juros PRICE.
Exemplo:
Neste exemplo, a entrega de chaves foi feita das parcelas em aberto 24 até a parcela 70, portanto foram ajustadas “40” parcelas para o PRICE na entrega das chaves.
O total de 83.840,00 é a soma do valor de Amortização das parcelas da 24 até a 70. Este valor foi a base para aplicação do price.
Data base dos juros Price: Outro dado importante, é saber qual o padrão da data base, que para realizar o cálculo correto, é preciso que ela respeite o intervalo de parcelas da condição de pagamento, sendo assim, para parcelas mensais, a data base precisa ser incluído como um mês antes da data do primeiro vencimento, para parcelas semestrais, seis meses antes do primeiro vencimento e para anuais, doze meses antes do primeiro vencimento.
Esta data base do juros é possível visualizar editando uma destas parcelas ajustadas no Título a Receber, conforme exemplo:
A data do primeiro vencimento é utilizada a data de vencimento da primeira parcela reajustada pela entrega de chaves deste tipo de condição “PM”. Então neste exemplo como a entrega de chaves atualizou parcelas da 24 até a 70, o primeiro vencimento seria o da parcela 24 que neste exemplo é 15/01/2021.
Com os dados acima, conseguimos preencher a planilha para entender o cálculo dos juros price, conforme o exemplo seguinte:
1- Data base do Juros PRICE: é a data base dos juros das condições que visualizamos ser 01/12/2020
2- Data do 1º Vencimento da condição: é a data do vencimento da parcela 24 que é 15/01/2021.
3- Valor original da condição: É o valor total das 40 parcelas da coluna “Amortização” do relatório Extrato PRICE/SAC
4- Quantidade de parcela = Foram ajustadas na entrega 40 parcelas (parcela 24 à 70)
5- Percentual de juros: é o percentual do PRICE das parcelas.
6- Campo “Meses intervalo entre parcelas”: Neste caso, como a condição de pagamento é “PM”, ou seja, parcelas de intervalo de 1 mês, preenche na planilha o valor 1.
7- O campo “Intervalo da condição”: Não precisa ser alterado, a planilha calcula automaticamente de acordo com a data base dos juros e a data do primeiro vencimento.
8- Parâmetros: Verificar como estão parametrizados os parâmetros 241, 235, 459 e 326.
Se estiver simulando na planilha cálculo de condição de pagamento por exemplo “semestral – PS” que o intervalo são 6 meses, precisaria preencher o valor 6 nesse campo porque afeta o cálculo do PRICE.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!